Título: A reforma administrativa
Autor(es): Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), Brasil
Editor: Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 4, n. 3, p. 3-4
Data: Dez-1952
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Gestão Pública
Resumo: Qualquer proposta de reexame da estrutura ou dos métodos da administração excita as resistências e hostilidades das forças do conservantismo cômodo, da inércia e da ignorância, não raro senhoras de feudos nas várias unidades da organização departamental de onde arraigados mas falsos direitos adquiridos ao exercício de influências político-administrativas podem ser, com as mudanças projetadas, irremediavelmente abolidos. Não obstante o vulto da tarefa, a precariedade dos resultados, a onda de oposição às ideias renovadoras e o poder de resistência dos grupos de interesses, verdade é que a máquina de governo deve sofrer e realmente sofre uma contínua adaptação ao meio e às circunstâncias cujo processo evolutivo, de ininterrupto dinamismo, exige que se aperfeiçoem os instrumentos e métodos de ação do poder público para que possa dar cabal cumprimento h novos e complexos deveres. Estes são oriundos da metamorfose por que passa a própria comunidade humana em função do aprimoramento técnico e científico que modifica dia a dia as condições de vida social e até mesmo os conceitos de bem-estar, segurança, direitos e obrigações, quando não altera também as convenções, a moral, os costumes, a ordem jurídica e os próprios fundamentos ideológicos do regime.
Palavras-chave: reforma administrativa;  administração pública;  serviço público
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: ISSN Impresso: 0034-9240 ISSN Eletrônico: 2357-8017
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8779
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 1951 a 1960
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
1952 RSP v4 n3 dez p. 3- 4.pdf1.31 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.