Título: O secretariado das Nações Unidas
Autor(es): Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP)
Editor: Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 3, n. 3, 28-30 p.
Data: Set-1951
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Termos de uso: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Política Externa e Relações Internacionais
Resumo: As questões de classificação de cargos e salários (inclusive empréstimos, pensões e férias), relacionam-se> intimam ente, com os problemas que resultam das condições de emprêgo no órgao internacional. O principal instrumento de que se lança mão no Secretariado é o contrato a que dão o nome de “têrmo de nomeação” . Existem hoje, na ONU, duas categorias principais de servidores, categorias essas que se diferenciam em virtude dos têrmos dos respectivos contratos. Uma categoria é a dos servidores contratados por tempo “indeterminado” e que são os “permanentes” . A nomeação dêsses últimos está sujeita à revisão no fim de um qüinqüênio. Todos os demais funcionários do Secretariado são “temporários”, muito embora sejam, também , contratados e possam permanecer em atividade indefinidamente, dependendo das renovações dos respectivos contratos. Na sede. irso em 1949, 30% dos servidores da ONU pertenciam à categoria dos contratados por tempo indeterminado, sendo a política do Secretário-Geral conferir, aos poucos, essa regalia ao pessoal, e, assim mesmo, em virtude de parecer do Bureau de Pessoal e do Comitê de Seleção por êle criado em 1946 e que funciona sob a presidência do Secretário-Geral Assistente para os Negócios Jurídicos. Essa diretriz tem a virtude de reforçar o poder romeador e de comando do Secretário-Geral sôbre o seu corpo de servidores. Tem , porém, o defeito de criar um a notável lacuna entre o pessoal de primeira classe no Secretariado (o pessoal permanente) e o de segunda classe (ou temporário).
Palavras-chave: organização das nações unidas;  gestão de pessoas;  relações internacionais
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: ISSN Impresso: 0034-9240 ISSN Eletrônico: 2357-8017
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8310
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 1951 a 1960
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1951 RSP v3 n3 set p. 28- 30.pdf1951 RSP v3 n3 set p. 28-301.83 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.