Título: Contribuição previdenciária patronal na exportação e previdência rural : revisão rápida dos resultados e impactos das alterações e isenções
Autor(es): Sousa, Gessica Cardoso
Silva, Roberta Borges
Ribeiro, Aline Angela Victoria
Gubert, Vanessa Terezinha
Contribuidor: Evidência Express (EvEx)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Material Textual
Extensão/Indicação de Série: 52 p.
Data: Mai-2025
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Políticas Públicas
Resumo: A lei nº 8.870, instituída em 1994, alterou a base de incidência da contribuição patronal no contexto da previdência rural. Anos depois, em 2001, foi publicada a Emenda Constitucional nº 33, que isentou receitas de exportação de contribuições sociais. Ambas as medidas alteraram a dinâmica do financiamento da previdência rural no Brasil. Nesse sentido, o objetivo desta revisão é identificar, analisar e categorizar a literatura acerca dos resultados e impactos dessas medidas fiscais na exportação de produtos rurais, na previdência rural, na arrecadação fiscal, no PIB e no emprego. Os resultados visam subsidiar o debate sobre políticas que conciliem a competitividade do agronegócio com a sustentabilidade da previdência rural, no contexto da atuação do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP).
Palavras-chave: políticas públicas;  previdência rural;  monitoramento;  avaliação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/9268
Aparece nas coleções:Evidência Express (EvEx)
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2025.05.15_Síntese_Exportação_Rural.pdf3.7 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.