Título: Índice de gestão descentralizada : revisão rápida de resultados e impactos
Autor(es): Ribeiro, Aline
Melo, Ana Karolina Acris
Barbosa, Rhaila Cortes
Gubert, Vanessa Terezinha
Contribuidor: Evidência Express (EvEx)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Material Textual
Extensão/Indicação de Série: 124 p.
Data: Fev-2025
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Políticas Sociais
Resumo: O Índice de Gestão Descentralizada (IGD) é um instrumento criado em 2006 para medir o desempenho municipal na execução do Programa Bolsa Família. Ele combina indicadores relacionados à integridade e qualidade das informações no Cadastro Único, bem como ao cumprimento das condicionalidades de saúde e educação pelas famílias beneficiárias. A descentralização admi nistrativa e a autonomia local são elementos-chave do IGD, que busca incentivar os municípios a melhorar suas práticas de gestão, vinculando a alocação de recursos financeiros adicionais à qualidade do desempenho local. O IGD tem gerado impactos positivos, como maior qualidade na gestão local, transparência no uso de recursos públicos e inovação em processos administrativos. No entanto, persistem lacunas importantes, como a baixa capacidade institucional enfrentada, dificuldades em integrar serviços, manter equipes qualificadas e superar limitações tecnológicas.
Palavras-chave: política social;  descentralização;  bolsa família
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/9265
Aparece nas coleções:Evidência Express (EvEx)
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2025.02.10_Síntese_IGD.pdf3.68 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.