Título: Governança por missões no Brasil: um olhar sobre os desafios de Coordenação na Nova Indústria Brasil a partir da transformação digital.
Autor(es): Mello, Gustavo Bernardes
Contribuidor: Vieira, Lucas Moura
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Dissertação
Data: 2025
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Políticas Públicas
Resumo: A transformação digital da indústria brasileira, alicerçada na Missão 4 da política Nova Indústria Brasil (NIB), exige uma coordenação estatal eficaz para alinhar atores diversos e superar desafios de implementação. Embora as capacidades estatais sejam multidimensionais, este estudo concentra-se especificamente nas capacidades de coordenação como fator crítico para o sucesso da política. Por meio de análise documental, aplicação de um survey e entrevistas com burocratas das principais órgãos e entidades, a pesquisa examina como esses agentes percebem a capacidade do Estado de coordenar ações entre as instituições governamentais durante a execução da NIB. Ao centrar-se nas perspectivas burocráticas, o estudo busca revelar lacunas entre o desenho formal da política e os obstáculos práticos de implementação, oferecendo insights sobre como falhas ou adaptações na coordenação moldam os resultados da transformação industrial. Os achados contribuem para os debates sobre capacidade estatal e políticas orientadas por missões, destacando o papel dos burocratas na linha de frente em mediar restrições institucionais e realidades operacionais.
Palavras-chave: transformação digital;  política governamental;  políticas públicas;  indústria;  burocracia
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/9159
Aparece nas coleções:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertação - Gustavo Mello.pdf2.38 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.