Título: Avaliação da política de governança pública (Decreto nº 9.203/2017) : Relatório Executivo
Autor(es): Serpa, Selma Maria Hayakawa Cunha
Pontes, Bárbara Maia Lima Madeira
Ferrari, Rafael Martins
Contribuidor: Ferrari, Rafael Martins
Dias, Tamille Sales
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Avaliação
Relatório
Extensão/Indicação de Série: p. 47
Data: Mai-2024
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Estratégia e Planejamento
Gestão Pública
Governança
Políticas Públicas
Transparência, Controle e Participação
Uso de Evidências
Resumo: Esta avaliação teve como propósito levantar evidências para subsidiar as discussões sobre a política de governança da administração direta, autárquica e fundacional, estabelecida pelo Decreto 9.203/2017. Ele busca consolidar práticas de liderança, estratégia e controle, com o objetivo de assegurar a entrega de resultados à sociedade. Entre os elementos centrais do decreto estão a responsabilização, a gestão de riscos, a transparência e a promoção de uma cultura de governança nos órgãos e entidades públicas. Analisar a governança, à luz de seus fundamentos teóricos e de sua prática nos órgãos públicos, é condição essencial para o aprimoramento das capacidades estatais. Mais do que cumprir formalidades, uma política de governança efetiva deve contribuir para a produção de resultados públicos relevantes, fortalecer a democracia e consolidar uma cultura organizacional orientada à transparência, à integridade, à responsabilidade e ao serviço à sociedade. A análise empírica realizada nesta avaliação revela que há tensões e descompassos importantes entre a formulação normativa da política de governança e sua implementação concreta. Obstáculos como rigidez normativa, baixa participação, dificuldades de articulação entre instâncias e carência de incentivos práticos para sua adoção tornam evidente a necessidade de revisitar os fundamentos e as estratégias relativas à governança.
Palavras-chave: governança pública;  políticas públicas;  avaliação;  legislação
Objetivo: Realizar uma avaliação da Política de Governança da Administração Pública Federal, considerando tanto seu conceito quanto suas aplicações. Conceitualmente, a governança deve ser entendida como mais do que um modelo gerencial ou tecnocrático — ela envolve escolhas políticas, diálogo institucional, coordenação intergovernamental e participação social. Empiricamente, é preciso observar como os dispositivos previstos pelo Decreto funcionam na prática, em contextos organizacionais distintos, com capacidades institucionais variadas e desafios específicos.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/9140
Aparece nas coleções:Avaliação e Uso de Evidências em Políticas Públicas
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.