Título: Mercado de trabalho piauiense e educação profissional : entre as exigências de formação profissional e a oferta da política pública de educação profissionalizante
Autor(es): Neto, José Tavares da Silva
Contribuidor: Ferreira, Maria D'Alva Macedo
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 76, n. 1, 2025, p. 149-169
Data: 2025
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) 
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Educação e Docência
Gestão da Informação e do Conhecimento
Políticas Públicas
Políticas Sociais
Resumo: Este artigo examina a relação entre oferta de educação profissional e exigências de formação profissional do mercado de trabalho piauiense. Investiga-se a adequação quantitativa, na população ocupada, por grupamentos ocupacionais e tipos de curso (qualificação profissional de livre oferta e técnico de nível médio), entre oferta/frequência anterior de trabalhadores a cursos de educação profissional, e requisitos de formação profissional inventariados pela Classificação Brasileira de Ocupações - CBO. Trata-se de estudo descritivo e analítico/explicativo, amparado em bibliografia especializada e análise estatística de dados. Verificou-se que há desajuste entre oferta/frequência anterior de trabalhadores a cursos de educação profissional e exigências de formação profissional no mercado de trabalho piauiense, caracterizado pela desconexão quantitativa entre aquilo que a ocupação requer de formação profissional e o que o trabalhador dispõe de curso da educação profissional. E que este desajuste é especialmente significativo quanto ao tipo de curso ofertado, posto que a oferta se volta majoritariamente para formação técnica de nível médio, a despeito de parcela expressiva da população possuir até o ensino médio incompleto (63% das pessoas com 25 anos ou mais) e da CBO identificar que a maioria das ocupações requer, apenas, cursos de qualificação profissional de livre oferta para o exercício profissional.
Palavras-chave: capacitação profissional;  políticas públicas;  mercado de trabalho
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: e-ISSN: 2357-8017 | ISSN: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8876
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2021 a atual
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
10766-Texto do Artigo-35225-1-10-20250401.pdf378.67 kBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.