Título: Instituto de aposentadoria e pensões dos marítimos: sua vida e sua obra
Autor(es): Goulart, José Alípio
Editor: Departamento Administrativo de Serviço de Pessoal (DASP)
Endereço Eletrônico: https://repositorio.enap.gov.br/
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 2, n 1, p 124-132
Data: Abr-1953
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Direito e Legislação
Gestão Pública
Governança
Políticas Públicas
Políticas Sociais
Resumo: A previdência social, tal como a concebemos hoje, “no sentido de atribuir à população ou a parte dela direitos em face de certos acontecimentos previsíveis da vida individual”, é obra do Estado Moderno. Foi a revolução industrial processada em fins do século X IX , que, acarretando mudança radical nas condições sociais, em virtude do progresso da ciência e da técnica, o que determinou a produção em massa, as concentrações urbanas e os grandes movimentos sociais correspondentes, quem provocou, da parte dos governos, maior atenção para a solução do problema do amparo às classes trabalhadoras.
Palavras-chave: classe trabalhadora;  previdência social;  revolução social;  estado liberal;  aposentadoria;  pensões
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8865
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 1951 a 1960
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.