Título: Curso de administração de pessoal: assistência e previdência social
Autor(es): Moreira, Aloísio
Editor: Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP)
Endereço Eletrônico: https://repositorio.enap.gov.br/
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 1, n 3,p 90-92
Data: Mar-1953
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Educação e Docência
Gestão de Pessoas
Gestão Pública
Governança
Políticas Públicas
Políticas Sociais
Resumo: Apesar de constituir um a das atividades mais características do Estado moderno, a idéia de assistência social data de época bastante remota, havendo mesmo quem sustente que é da idade do Homem, pois, na sua essência, ela se assemelha à luta contra a hostilidade do meio ambiente. Desse modo, o homem pré-histórico que defendia a mulher e os filhos das intempéries e das feras que lhe rondavam o abrigo, praticava a assistência social, embora na sua forma mais primitiva e restrita. À medida, porém, que a vida se foi estruturando em moldes coletivos, com a formação dos primeiros agrupamentos humanos, a necessidade do amparo recíproco entre os homens contra as contingências comuns da existência igualmente se foi fazendo sentir cada vez mais presente.
Palavras-chave: assistência social;  previdência social;  capitalismo;  estado;  meio ambiente
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8836
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 1951 a 1960
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.