Título: Análise da qualidade e maturidade regulatória do sistema de fiscalização de produtos controlados brasileiro
Autor(es): Athayde, Diego
Contribuidor: Costa, Mylena
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 50 p.
Data: 2025
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Regulação
Resumo: Este Estudo de Caso analisou a qualidade regulatória do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC) brasileiro a partir da aplicação do Índice de Maturidade e Qualidade Regulatória (IMQN), que surgiu no âmbito do Projeto Qualidade Normativa do Ministério da Infraestrutura. O IMQN mostrou-se adequado quando aplicado fora de um ambiente de Agência, avaliando satisfatoriamente o SisFPC em seis quesitos, a saber: Análise de Impacto Regulatório, Participação Social, Gestão do Processo Normativo, Gestão do Estoque Regulatório, Agenda Regulatória, Gestão do Processo Normativo e Avaliação de Resultado Regulatório. O SisFPC revelou maturidade regulatória em estado de melhoria contínua em quatro de seis quesitos avaliados. Em contrapartida, apresentou estágio de maturidade inicial e inexistente em outros dois. Por fim, considerando que o SisFPC consiste em um ambiente regulatório sem a autonomia administrativa que as Agências Reguladoras possuem, sua maturidade normativa foi considerada em nível gerenciado, com algumas oportunidades de melhorias que, no médio prazo, o conduzirão ao patamar de excelência alcançado por Agências dotadas de autonomia.
Palavras-chave: Regulação;  Fiscalização;  Indicadores de qualidade.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8520
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_DIEGO.pdf1.05 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.