Título: Fronteiras da administração pública : III — a responsabilidade da administração pública
Autor(es): Gaus, John M.
Editor: Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 1, n. 2, p 119-126.
Data: Fev-1952
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Termos de uso: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Gestão Pública
Resumo: Os romanos possuiam um vocábulo para exprimir o fato contido no título acima; necessitavam êles do vocábulo — e do fato — nos negócios de seu império. Murray nos informa, em seu dicionário, que a língua inglesa confere ao vocábulo “responsável” significados tais' como “o que é suscetível de responder”, “o que pode ser levado em conta”, “o que é passível de ser chamado a prestar contas” ou “o que é capaz de cumprir uma obrigação ou contrato”, “o que é digno de confiança”. Uma concepção primitiva, hoje obsoleta, consistia no uso do vocábulo com o sentido de “correspondendo a”, como quando se falava de uma morte “responsável” pelo crime. Os que têm interêsse pelos assuntos políticos podem observar que, segundo Murray, o têrmo foi usado pela primeira vez na língua inglêsa, em questões políticas, nas obras de Hamilton (“TheFederalist”) e Burke (“The Regicide Peace”) . No período em que viveram êsses dois escritores as concepções de responsabilidade política ainda estavam sendo forjadas, e êles não figuravam sequer entre os artífices dessa emprêsa.
Palavras-chave: administração pública;  responsabilidade administrativa;  serviço público
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: ISSN Impresso: 0034-9240 ISSN Eletrônico: 2357-8017
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8457
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 1951 a 1960
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1952 RSP v1 n2 fev p. 119- 126.pdf1952 RSP v1 n2 fev p. 119- 1265.78 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.